30 janeiro 2008

Geisel autorizou assassinato de Jango, acusa ex-agente uruguaio

Reportagem de Simone Iglesias, da Agência Folha, em Porto Alegre, publicada ontem (aqui, para assinantes) revela declaração de um ex-agente do serviço de inteligência do uruguai, na época da ditadura militar, que afirma que Jango não morreu de ataque cardíaco, como se acreditava, mas assassinado por envenenamento.

O ex-agente Mario Neira Barreiro disse que a ordem para o assassinato foi dada pelo delegado do Dops de São Paulo Sérgio Paranhos Fleury e que este obtivera a autorização para o crime diretamente do presidente Ernesto Geisel.

Do blog do Mello, post completo aqui

23 janeiro 2008

Censura na TVE do Paraná

Face às barbaridades que vêm sendo ditas pelos grandes meios de comunicação e devido à falta de opiniões isentas, coerentes e honestas em relação à censura na TVE do Paraná, passo a publicar os links de toda e qualquer análise que expresse o que realmente está acontecendo.
Viva a liberdade de expressão.
-------------------------------------------------------------------
Editado em 24.01.08.

Entidades de jornalistas justificam decisão de juiz

Por Mário Augusto Jakobskind em 22/1/2008

A censura, como nos tempos da ditadura que assolou o país, está de volta no estado do Paraná. Por decisão do juiz federal da 4ª Região, Edgard Lipman Júnior, o governador Roberto Requião está impedido de apresentar o programa Escola de Governo na TV Paraná Educativa, no qual presta contas à população, discute projetos em andamento, promove o debate de temas candentes da realidade nacional, tais como transgênicos, ferrovias, infra-estrutura portuária, ecologia, privilégios dos bancos, reforma agrária, agricultura familiar, desnacionalização da economia, integração latino-americana e tantos outros.

Isto é, a Justiça tomou uma decisão que contraria os preceitos básicos de um administrador moderno, quais sejam, primeiro, prestar contas de seus atos à população, em seguida, discutir a realidade nacional. Tal procedimento deveria, isto sim, servir de exemplo para outros governadores fazerem o mesmo.

Texto completo aqui

---------------------------------------------------

Deputado repudia censura a Requião

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) criticou nesta terça-feira (22/1) o desembargador Edgard Antôno Lippmann Júnior, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que na última quinta-feira (17/1) multou o governador Roberto Requião (PMDB) em R$ 50 mil, além de obrigar a TVE do Paraná a veicular a cada 15 minutos uma nota oficial da Associação de Juízes Federais.

"A decisão desse juiz [Lippmann] constitui um ato de censura que deve ser repudiado pela sociedade e revisto o quanto antes pelas instâncias superiores", afirma Dr. Rosinha. "Um despacho judicial jamais poderia citar como parâmetro 'a grande mídia' e editoriais de jornal."

Matéria completa aqui

-------------------------------------------------------------------------------
Censura na TVE do Paraná: solidariedade ao governador Requião

Num visível atentado à democracia, a Justiça Federal do Paraná decidiu ontem, dia 9, estabelecer censura prévia na Rádio e Televisão Paraná Educativa. O objetivo da medida arbitrária, segundo despacho do próprio desembargador Edgar Lippmann, é coibir a participação na rede pública do governador Roberto Requião. Há muito que as opiniões e as polêmicas corajosas do governante, incluindo as transmitidas ao vivo da reunião semanal da Escola do Governo, incomodam a elite, em especial os partidos de direita, os latifundiários e alguns integrantes do próprio Judiciário.

Texto completo aqui.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

BBB8, the elimination

Não sei se ando muito "por fora", mas a eliminação de ontem, no big brother, me chamou atenção. Primeiro que o tal de Galego, senão me engano estudante de medicina, se mostrou despreocupado demais o tempo todo, até seus batimentos cardíacos não se alteraram em nenhum momento( se é que dá pra confiar naquele aparelhinho da globo).
Segundo, que a entrevista ao bial, quando já estava fora da casa, me pareceu ser bruscamente interrompida quando o Galego dizia que procurou ser ele mesmo e que havia percebido que isso afetou a votação dos telespectadores e que esse tipo de comportamento não interessava aos que faziam o programa.
Teria ele enchido o saco de tudo ou esse é o seu jeito mesmo, assim, digamos, meio manézão?

13 janeiro 2008


Publicidade é a alma do negócio





Na imagem invertida, tampe a cabeça e a taça da moça…


Do Ovelha Elétrica

100 programas portable para download - Windows e Mac


Mais uma super coletânea de softwares portable para baixar. Todos são freeware e são prontos para usar direto do seu pendrive ou outro tipo de mídia, sem precisar de instalação. Dessa vez os usuários do Mac também serão presenteados. Há muitos programas para serem usados nos computadores da Apple.

A lista completa, pronta pra download, pode ser obtida no INEXISTENT MAN

O FILHO DE FHC COM A REPÓRTER DA GLOBO


Foi em abril de 2000 que a revista "Caros Amigos" publicou a reportagem. Sete anos se passaram. Hoje é um dia histórico para o Jornalismo brasileiro: pela primeira vez um órgão da grande mídia - a Folha - fala sobre a possível existência de uma filha (na verdade é um filho) do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fora do casamento.

Vamos ao que a "Caros Amigos" publicou, na íntegra:

"Por João Rocha, Marina Amaral, Mylton Severiano, José Arbex Jr., Palmério Dória e Sérgio de Souza

Esta reportagem começou assim: o jornalista Palmério Dória ofereceu para Caros Amigos um artigo cujo título era "Presidente, Assuma!", referindo-se ao filho gerado do romance entre Fernando Henrique Cardoso e a jornalista Miriam Dutra quando o atual presidente da República era senador. A jornalista trabalhava, e trabalha ainda, para a Rede Globo, na ocasião como repórter em Brasília, hoje como correspondente em Barcelona, Espanha.

Do site do Azenha. Leia matéria completa aqui

12 janeiro 2008

A canção que eu nunca esqueço


Quando eu te olho eu sinto saudade
do tempo que a gente brincava
no parque da cidade...
E a cidade cresceu,
nós crescemos também:
já não corremos na estrada,
já não choramos por nada
e já não somos mais crianças.

Que o sol saia antes que adormeças,
pois a noite é longa
e o vento toca os teus cabelos.
Escrevo sempre o que eu quero dizer,
faço uma canção de amor
e o meu verso te contempla;
como toda manhã o sol
torna claro as montanhas
e nos revela o céu.

Desenho num muro o meu e o teu coração,
escrevo abaixo o quanto te amo:
Você é a canção que eu nunca esqueço

-Abstratos anônimos, letra e música autoria de J. Max e J. Alexandre.

Dinamáquina

Copa do México, 1986, o Brasil de Telê Santana, grande seleção, é eliminada nos pênaltis pela França de Platini. Lembro da cara de choro do Fernando Vanucci ao final do jogo, depois das cobranças dos pênaltis, a lamentar mais uma eliminação da seleção brasileira em copas do mundo.

Mas guardei também na lembrança a seleção que a Dinamarca tinha naquele ano, futebol exuberante e avassalador, a derrotar de forma soberana e implacável seus adversários pelo caminho. Tanto que mereceu um Globo Repórter, na Globo, só pra ela.

Só que a Globo iria mostrar o quão estava frio o seu pé naquela copa.
Naquela sexta, à tarde, a Dinamarca foi eliminada pela seleção da Espanha, goleada de 6 a 2, senão me engano. Surpresa geral. Só que o Globo Repórter, amiúde anunciado, foi ao ar, com cara de fim de festa, broxa, a anunciar as qualidades de um futebol que tinha sido desclassificado da copa. Como a seleção brasileira...

07 janeiro 2008

Às vezes, lembramos de algum acontecimento ou frase que nos marca e nos faz/fez perceber fatos presentes.

Quando percebo e sinto o que meu filho representa pra mim, lembro de uma frase que o promotor do filme JFK, representado pelo Kevin Costner, diz numa de suas falas(reproduzo de memória): "talvez nunca tenha conseguido demonstrar a intensidade do amor que sinto pelos meus filhos..."

Parece que às vezes não conseguimos demonstrar às pessoas que amamos o tamanho de nosso amor por elas. Parece que a correria do dia-a-dia nos rouba muito mais que o tempo...
Tomara que seja só uma impressão.

01 janeiro 2008

Mais um ano ou menos um ano?

É o que pergunto a alguns conhecidos no último dia 31 de cada ano, quando nos encontramos pra avaliar como foi o ano que passou.
E como todos, invariavelmente, saem a falar como foi o período de 365 dias que passou, me bate uma baita tentação de falar como foi meu ano passado, e, por irresistível, lá vai:

Completei meu segundo ano sem cigarro, ví meu filho terminar o primeiro ano primário com desempenho excelente, profissionalmente obtive conquistas perenes(que embora não tenham significado aumento no salário mas significaram reconhecimento profissional futuro a médio prazo), ví meu time cair pra segunda divisão do Brasileirão, ví o time de minha esposa cair também, a morte de meu irmão reforçou o laço familiar com minha irmã e, entre alegrias e tristezas, tenho certeza que posso me considerar um cara feliz.

Olhando pra trás, percebo que aconteceram coisas que jamais imaginei que aconteceriam...

Como naquela noite, de 24 de setembro, 19.00 hs aproximadamente, quando tocou o telefone e a conhecida do outro lado da linha perguntou se eu tava sentado. De imediato imaginei que ia contar que minha tia tinha falecido, ela que estava muito mal com o falecimento recente do marido, meu tio Natalício.
Mas não, ela disse "O Bébe morreu". Bébe era o apelido do meu irmão. Tinha conversado com ele via fone na manhã daquela segunda-feira. Estava feliz.

Certas coisas deveriam ser proibidas de acontecer. A morte das pessoas que amamos, por exemplo.

Tchau, 2007.