29 abril 2008

(28/04/2008 13:26)

Os leitores deste blogue sabem que sou contra a alteração da Constituição para que o presidente Lula possa disputar um terceiro mandato. Mas apesar de dividido, o país já começa a dar sinais de que gostaria de ver Lula na cédula em 2010. Este blogueiro não faz parte dessa maioria. Mas registra-a, até porque se fosse com FHC a mídia já diria que democracia é isso, respeitar a vontade da maioria. Eu acho que democracia é também respeitar as regras do jogo.

Além do aumento da popularidade de Lula e do seu governo, a última pesquisa CNT-Sensus começa a mostrar que a candidatura Dilma pode vir a se firmar neste ano. Leiam com atenção e vejam algumas contas que fiz especialmente para que possa comparar melhor os cenários de fevereiro e o atual. Dilma cresceu em todos os levantamentos onde é citada como candidata. Seus adversários caíram. Num eventual segundo turno com Serra, ela diminuiu a vantagem para o governador em quase 10 pontos desde fevereiro.

Avaliação do Governo A avaliação positiva do Governo Luís Inácio Lula da Silva situa-se em 57,5%, e a avaliação negativa em 11,3%. Ou seja, o que não é positivo nem negativo é regular. E o que é regular não é negativo como alguns podem querer mostrar nas notícias que estão sendo divulgadas. Se o regular fosse dividido ao meio, a aprovação a Lula seria de aproximadamente 75%.

Em fevereiro de 2008, a avaliação positiva do Governo Lula situava-se em 52,7% e a avaliação negativa em 13,7%. Ou seja, houve um aumento de aproximadamente 10% na aprovação desde fevereiro e uma queda de uns 15% na reprovação.

A aprovação do desempenho pessoal do presidente Lula situa-se em 69,3% e a desaprovação em 26,1%. Em fevereiro de 2008, a aprovação do desempenho pessoal de Lula situava-se em 66,8% e a desaprovação em 28,6%.

Eleições 2010 – 1º TURNO A Pesquisa CNT/Sensus pesquisou a tendência do eleitorado brasileiro para a eleição presidencial de 2010, em primeiro turno, tanto em votação espontânea, quanto estimulada.

Em votação espontânea foram obtidos os seguintes dados: Lula, 29,4%; José Serra, 5,0%; Aécio Neves, 2,9%; Geraldo Alckmin, 2,4%; Heloísa Helena, 1,7%; Ciro Gomes 1,5%; 54,1% declararam não ter candidato.

Em listas estimuladas, os resultados foram os seguintes:

Primeira lista: José Serra, 36,4%; Ciro Gomes, 16,9%; Heloísa Helena, 11,7%; Dilma Rousseff, 6,2; 29,0% declaram não ter candidato. Os números de fevereiro de 2008 eram 38,2%, 18,5%, 12,8%, 4,5% e 26,1% respectivamente. Nesta lista, a única candidatura que cresceu na pesquisa estimulada foi a de Dilma Roussef.

Segunda lista: Ciro Gomes, 23,5%; Heloísa Helena, 17,5%; Aécio Neves, 16,4%; Dilma Rousseff, 7,0%; 35,7% declararam não ter candidato. Os números em fevereiro de 2008 eram 25,8%, 19,1%, 16,6%, 5,4% e 33,3% respectivamente. Repete-se o fenômeno, a única candidatura que cresceu foi a de Dilma Roussef.

Terceira lista: José Serra, 34,2%; Ciro Gomes, 17,8%; Heloísa Helena, 14,1%; Patrus Ananias, 3,8%; 30,2% declaram não ter candidato. Os números em fevereiro de 2008 eram 37,5%, 19,6%, 13,9%, 3,4% e 25,8% respectivamente. O único candidato a crescer foi Patrus Ananias.

Quarta lista: Ciro Gomes, 23,2%; Geraldo Alckmin, 17,2%; Heloísa Helena, 16,3%; Dilma Rousseff, 7,6%; 35,9% declaram não ter candidato.

Eleições 2010 – 2º TURNO A CNT-Sensus perguntou sobre a tendência do eleitorado para um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2010.

Na primeira opção: José Serra, 53,2%; Dilma Rousseff, 13,6%; com 33,3% declarando não ter candidato. Os números em fevereiro de 2008 eram 57,9%, 9,2% e 33,0%, respectivamente. A diferença entre Serra e Dilma, ainda imensa no segundo turno, diminuiu 9,1% desde fevereiro.

Na segunda opção: Aécio Neves, 32,1%; Dilma Rousseff, 18,3%; com 49,6% sem candidato. Os números em fevereiro de 2008 eram 36,9%, 14,5% e 48,7%, respectivamente. A diferença entre Aécio e Dilma diminuiu 7,7%.

Reeleição Sobre uma eventual alteração na Constituição para permitir uma nova candidatura do presidente Lula já em 2010, 50,4% afirmam ser a favor e 45,4%, contra.

Diante de uma eventual possibilidade de reeleição para terceiro mandato, 51,1% votariam em Lula, 35,7% votariam em José Serra e 13,3% se declararam sem candidato.

Do blog do Rovai

Caso Isabella: O que não se investiga

Quem vaza tudo - depoimentos, laudos, investigações - para o Jornal Nacional?

Quem é o delegado Bruno do caso Isabella, qual seu interesse no caso?

Por que as demais emissoras não reclamam do tratamento preferencial da polícia à Rede Globo?

Questionamentos pertinentes do Mello

26 abril 2008

Esquecí de dizer: se tú encontrar o Jorginho, engatinhando por aí, dê aquele abraço nele. Ele sabe o quanto lhe devoto de amor. Diga pra ele que aquele olhar, antes de ir pra mesa de cirurgia, onde tentariam salvá-lo, nunca me sairá da cabeça.

25 abril 2008

Ah, cara, talvez você nem lembre mas um dia, lá pelos idos de 77 ou 78, o pai chegou em casa com uma arma (dizia ele que era um "38"), e a mãe fez o maior escarcéu, porque que ele precisava da arma, o que ia fazer com ela, etc...
O tempo passa e a gente um dia, pelo menos por uma fração de segundo, começa a pensar o quão bom seria ter uma arma pra fazer não sei o quê.

Mas tenho certeza que você me diria que isso tudo é bobagem.

17 abril 2008

Cara, tú não vai acreditar.
Conseguí um dvd de Ps2 (Pinball - Hall of fame) com várias mesas de pinball, tem até uma do Black Knight(Cavaleiro Negro, "eu sou o cavaleiro negro, à procura de um desafio"), lembra? Nós jogávamos naquela lanchonete de M. Fumaça quando crianças...
Tem também outras mesas bacanas, com várias dificuldades e um desafio onde, para mudar de fase, tem de se atingir um mínimo de pontuação. Os gráficos são bons, vale a pena o jogo.

15 abril 2008

Para mim está claro a revolução na informação que a internet está causando.
O "dossiê" dos gastos dos cartões de fhc foi uma farsa desmascarada pelo blogueiro noblat, notário admirador da tchurma que sucateou o país no governo tucano. O porquê dele ter feito isso, já já saberemos, a própria blogosfera tratará de esclarecer, é inevitável.

O Luiz Carlos Azenha faz um trabalho, através de seu blog, digno dos maiores jornalistas do mundo, ao checar as informações e se alimentar das opiniões de seu próprio público, que é imenso. Ele furou os jornais brasileiros que diziam que o Chaves ia ganhar o plebiscito de sua re-reeleição, divulgando antes(horas antes, por estar na Venezuela) que a maioria dos venezuelanos votariam contra a proposta.

O Nassif é o Nassif, quem entende um pouco de jornalismo sabe o respeito que ele merece. O seu trabalho, divulgando as entranhas da veja e seu jornalismo de esgoto, fez com que todos aqueles que são cidadãos de bem percebessem de imediato o porquê da veja ter divulgado aquilo que o álvaro dias não sabe quem lhe repassou e nem se era verdade.(Obrigado veja, você ajudou a nos livrar do álvaro dias).

O Mino Carta encerrou seu blog no ig tão logo demitiram, de forma
arbitrária e truculenta, o Paulo Henrique Amorim - este último está há tempos detalhando, entregando de bandeja para a opinião pública como funcionou a privataria das telecomunicações no Brasil.

Vou esquecer outros, não tem jeito, a gente sempre acaba esquecendo alguém.

Mas a existência de pessoas como essas me dão o alento necessário para acreditar que nem tudo está perdido, que ainda existem pessoas que são jornalistas mesmo, que apuram a realidade dos fatos, e não pau- mandados dos barões da mídia, que sempre governaram o país com seus editoriais inflamados - o contra ou a favor dependia dos agrados do governo .

Nos eua, na França, na Holanda, Inglaterra e outros países desenvolvidos, os órgãos de imprensa deixam claro ao seu público qual partido e posição política apoiam, não consideram isso uma vergonha ou afronta, muito pelo contrário. Na maioria dos casos fazem oposição de forma civilizada, objetivando o bem comum que é o engrandecimento de seu país.
No Brasil é essa nojeira: os grandes jornalões e a maior rede de televisão do país não dizem aquilo que fazem, se dizem isentas, a bem da democracia. Fazem o que funcionou antes e hoje, graças à democratização da informação no país, não funciona mais: contam com a ingnorância do seu público, acreditando que sua lábia e português empolado nos levarão a acreditar que eles estão certos, quando dizem(só pra citar alguns exemplos) que a Venezuela é uma ditadura, que a colômbia pode invadir outro país e assassinar pessoas dentro de suas fronteiras, que o país vai de mal a pior, beirando um colapso, que as crises externas vão derrubar nossa economia e voltará a inflação, que quando se fala em classificar a programação por faixa etária é censura mas quando se censura e se impede um governador de criticar os meios de comunicação numa rede pública é democracia, etc,etc,etc.

05 abril 2008

O tempo passa...


...e eu continuo ouvindo e "descobrindo" músicas do melhor power trio que esse planeta tem e já teve: Rush.
Agora, por exemplo, ouvi e achei linda a música Heresy, do Roll the Bones, álbum que faz parte de uma fase da banda que nunca ouví bem, por achar que não gostava( nessa fase o teclado preponderava e as músicas eram mais lineares).

A tradução da letra é esta:

Heresia

Tudo neste mundo sem sentido
De Moscou até Berlim
As pessoas se aglomeram nas barricadas
E os muros vão tombando

A contra-revolução
Pessoas sorrindo através das lágrimas
Quem pode dar a elas as suas vidas de volta
E todos estes anos desperdiçados?
Todos estes preciosos anos desperdiçados
Quem irá pagar?

Tudo neste mundo sem sentido
De ideologia
As pessoas de aglomeram nos mercados
E compram sonhos

A contra-revolução
E o caixa das lojas
As pessoas compram as coisas que elas querem
E emprestam por um pouco mais
Todos estes anos desperdiçados
Todos estes preciosos anos desperdiçados
Que irá pagar?

Nos temos que perdoar afinal?
O que mais podemos fazer?
Nos temos que dar adeus ao passado?
Sim, eu acho que devemos

Tudo neste mundo imenso
Toda a merda que temos que passar
Bombas e abrigos anti-nucleares
E as nossas vidas em jogo

A revolução sangrenta
Todos os líderes no seu rastro
Todo o medo e sofrimento
Tudo um grande erro
Todos estes anos desperdiçados
Todos estes preciosos anos desperdiçados
Quem irá pagar?

03 abril 2008

O Analfabeto Político

(Bertold Brecht)

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.