18 maio 2009

A maionese com Ômega3

Domingo de manhã fui com meu filho a um supermercado perto de casa. Dentre outras coisas, compramos um pote de maionese em cujo rótulo consta a inscrição "naturalmente com ômega3". Na hora do almoço, ao abrir o pote ironizei, dizendo a meu filho que a maionese, por conter ômega3 era saudável, fazia bem à saúde e blá, blá, blá. Fiquei surpreso, ao ouvir daquela criaturinha de 08 anos, que aquilo era tudo mentira, que a maionese não fazia bem, continha gordura, etc...

É, o acesso à (boa) informação ainda vai transformar esse mundo...

09 maio 2009

Poirot, de Agatha Christie


Para quem gosta, tô publicando os links para a série completa( aquela que passou aqui no Brasil, no canal a cabo Multishow) lá no CdmsLife.
Se quiser conferir e/ou baixar, clique aqui

04 maio 2009

A Folha e o caso Dilma
Da Folha
Do Ombudsman
ATÉ VER SE A FICHA CAI

Recebi 77 mensagens de 55 leitores sobre a reportagem em que a Folha reconhece erros por publicar suposta ficha de Dilma Rousseff do tempo da ditadura. Nenhum se satisfez com as explicações. Nem eu.

Fiz perguntas à Redação para tentar esclarecer o caso. As respostas não o elucidam.

A reportagem original saiu na primeira página; a correção também deveria ter saído na capa do jornal.

O “Manual” prevê que o jornal identifique a fonte que lhe passe informação errada, o que não se fez neste caso.

Alertado por leitor no dia da reportagem original de que ficha fraudulenta circulava na internet, o ombudsman pediu para a Redação apurar e ficou sem resposta até o dia 21.

Na sexta, a Redação me disse que nenhum jornalista envolvido na produção e edição da reportagem original sabia da ficha falsa na internet, o que revela incrível desinformação de jornalistas especializados.

O pior é a Redação dizer que encerrou a apuração desse episódio seriíssimo e não acha necessário rever procedimentos de checagem de informações.

No caso Memogate, que citei domingo passado, a rede de TV CBS constituiu comissão independente para apurar o que houve. Seu relatório foi divulgado publicamente e dele resultaram ampla revisão de procedimentos internos da Redação, a demissão de uma produtora e um pedido de desculpas da emissora à audiência. Sugiro à Folha fazer algo similar.

fonte: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/05/03/a-folha-e-o-caso-dilma/