29 julho 2009

Frases, e somente frases.

- Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento. - Eleanor Anna Roosevelt

- O homem que não tem vida interior é escravo do que lhe cerca. - Henri Amiel



27 julho 2009

Pesquisas Frias no forno

No sábado, denunciei aqui e via Twitter que fonte que tenho no jornal Folha de São Paulo revelou-me que um grupo de tucanos e barões da mídia se reuniram, planejaram e decidiram divulgar brevemente pesquisas forjadas sobre as popularidades do presidente Lula e de Dilma Rousseff mostrando que teriam perdido apoio.

O assunto bombou na blogosfera e no Twitter. Ganhou o site de Paulo Henrique Amorim e o blog de Luis Nassif tocou no assunto "próximas pesquisas", porém sem dar maiores detalhes.

Em toda parte, porém, o que me surpreendeu foi o tom de surpresa das pessoas. Por que alguém se surpreenderia que o próximo passo de uma mídia que promove pânico quanto à febre amarela ou a gripe suína ou que publica com alarde uma ficha policial falsa de uma ministra de Estado fosse fraudar pesquisas eleitorais?

Continua no Cidadania.com, do grande Edu Guimarães.

 

No limite da irresponsabilidade

Ombudsman denuncia crime de alarma social
 
Por Carlos Eduardo Lins da Silva - ombudsman da Folha de São Paulo

A REPORTAGEM e principalmente a chamada de capa sobre a gripe A (H1N1) no domingo passado constituem um dos mais graves erros jornalísticos cometidos por este jornal desde que assumi o cargo, em abril de 2008.

O título da chamada, na parte superior da página, dizia: "Gripe suína deve atingir ao menos 35 milhões no país em 2 meses". A afirmação é taxativa e o número, impressionante.

É quase impossível ler isso e não se alarmar. Está mais do que implícito que o modelo matemático citado decorre de estudos feitos a partir dos casos já constatados de gripe A (H1N1) no Brasil.

Mas não. Quem foi à página C5 (e não C4 para onde erradamente a chamada remetia) descobriu que o tal modelo matemático, publicado em abril de 2006, foi baseado em dados de pandemias anteriores e visavam formular cenários para a gripe aviária (H5N1).

O texto completo, que atesta os últimos suspiros de credibilidade da folha de SP está aqui, no indispensável Cidania.com do Eduardo Guimarães.




21 julho 2009

A imagem do século 20

Qual a imagem do século 20 para você? Foi essa a pergunta que me fizeram. E fiquei dias e dias pensando. O século 20 é repleto de imagens marcantes: cinema, descobertas científicas, guerras, competições esportivas, maravilhas tecnológicas, o 14 Bis de Santos Dumont, Gandhi e a roda de fiar, aquela menina vietnamita correndo nua pela estrada bombardeada, aquele cidadão chinês a desafiar os tanques na Praça da Paz Celestial (o nome da praça, que ironia…), a ovelha Dolly… Tantas imagens, tantas coisas inesquecíveis. Acabei escolhendo duas imagens.
 
Veja-as aqui, no blog do Kelmer

Browser será mais importante que App Store no celular, diz Google

Em uma recente palestra no evento Mobilebeat, nos EUA, o vice-presidente de engenharia do Google, Vic Gundotra, disse que o futuro da internet móvel está nos navegadores, não nas lojas de aplicativos, reporta o site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). Na opinião de Gundotra, a maioria dos consumidores buscará por conteúdo e informações nos browsers dos seus celulares e não via aplicativos ou widgets baixados de app stores. O executivo explicou que nenhuma empresa, nem mesmo o Google, conseguiria dar conta de toda a variedade de plataformas móveis em uma única loja de aplicativos e que a tendência é de que esse modelo de distribuição de softwares móveis se torne cada vez mais fragmentado. Na opinião de Gundotra, o caminho é investir em browsers móveis cada vez melhores.

Apesar das declarações do vice-presidente do Google, Rethink Wireless lembra que a empresa adota duas estratégias diferentes simultaneamente no que concerne a Internet móvel. Por um lado, tem investido em uma plataforma para celulares, a Android, que é fortemente ligada aos terminais e dependente de seus fabricantes. Por outro, aposta em uma estratégia mais aberta, mais próxima dos netbooks, que é a da oferta de um navegador para acessar conteúdo e aplicativos na nuvem Internet, via Chrome OS. Outro detalhe importante: celulares, como o iPhone, apresentam restrições para a instalação de aplicativos que não tenham sido baixados através da loja oficial.

 
Fonte TELETIME

19 julho 2009

Que época para se viver!

Que época para se viver!

O título deste texto é um clichê porque a realidade também é. A vida imita a arte. Nada mais emocionante do que a realidade, hoje em dia.

A nova ordem mundial que se desenha vai pondo fim a séculos de imutabilidade nas relações humanas e de poder. Vivemos a era da liberdade, que aflui de todas as partes, sobretudo do ar, das ondas invisíveis de radiotransmissão que cobrem a Terra como uma teia, de ponta a ponta.

O homem comum adquiriu meios de fazer o que durante milênios só foi permitido aos muito, muito ricos e muito poderosos, a pouquíssimos, os quais, por força do poder de difundir o próprio discurso a muitos, tornaram-se como que donos do planeta.


Post completo no Cidadania.com

Original de 10 Julho 2009.


O último suspiro de Serra

Entenda melhor o que está por trás dessa escalada de CPIs, escândalos e tapiocas da mídia.

A candidatura José Serra naufragou. Seus eleitores ainda não sabem, seus aliados desconfiam, Serra está quase convencido, mas naufragou.

Política e economia têm pontos em comum. Algumas forças determinam o rumo do processo, que ganha uma dinâmica que a maioria das pessoas demora em perceber. Depois, torna-se quase impossível reverter, a não ser por alguma hecatombe - um grande escândalo.

O início da derrocada

O início da derrocada de Serra ocorreu simultaneamente com sua posse como novo governador de São Paulo. Oportunamente abordarei as razões desse fracasso.

Basicamente:

1. O estilo autoritário-centralizador e a falta de punch para a gestão. O Serra do Ministério da Saúde cedeu lugar a um político vazio, obcecado com a política rasteira.

Continue a leitura do post no blog do Nassif, sempre indispensável.

Vídeo do Michael Jackson com os cabelos em chamas!

Está sem som, mas vela a pena pela história e curiosidade.

O incidente ocorreu durante a gravação de um comercial do refrigerante Pepsi, em janeiro de 1984. Michael Jackson sofreu queimaduras de terceiro grau no couro cabeludo e em parte do rosto.

Segundo a revista, este fato pode ter desencadeado o uso excesso de medicamentos para aliviar as dores.

Apesar de já ter passado na televisão umas 20 vezes somente hoje, e possivelmente mais umas 100 até o sábado, se você ainda não viu, veja o vídeo do fatídico dia que o cabelo do Michael Jackson pegou fogo:




Fonte: Blogadão

18 julho 2009

O Omnia

Leitura de feeds se torna atividade diária.
O Omnia chegou pra ficar.

17 julho 2009

"Zeitgeist" é uma série de 2 Polêmicos e esclarecedores documentários, feitos pelo até então desconhecido Peter Joseph...

O Primeiro foi lançado em 2007 no mês de Junho no Google Vídeo por Peter, depois no inicio de 2008 ele lançou o segundo intitulado Zeitgeist Addendum (Addendum definição: complemento, suplementação, acréscimo de informação que torna mais claro o conteúdo anteriormente difundido).

Post completo e links para o filme no blog Sete Antigos Heptá.

Militantes partidários trocam as ruas pelos computadores

Vão-se lá quase duas décadas de esvaziamento crescente dos militantes partidários que enchiam as ruas brasileiras nas campanhas eleitorais. Sua figura, quase sempre esteriotipada (sic), sempre esteve ligada aos partidos de esquerda, que contavam com a colaboração espontânea de seus filiados e simpatizantes. Foi assim na vitória de Leonel Brizola ao governo do Rio em 1982 e na virada de última hora que levou Luiza Erundina a se tornar a primeira prefeita mulher de São Paulo em 1988.
Mais>>>,
no Cloaca News, reporcagem do Valor Econômico.

16 julho 2009

Apagão elétrico (no/do governo Fhc) custou R$ 45,2 bilhões aos brasileiros

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgada nesta quarta-feira (15/07) mostrou que o apagão elétrico ocorrido em 2001 e 2002 gerou um prejuízo real em repasses tarifários e deduções no Tesouro de R$ 45,2 bilhões, quando descontada a inflação no período.
Porque será que - desconfio eu-  notícia com números tão "grandiosos" não será nem "tchum" pela imprensa "especializada", também conhecida como Pig?

Solidariedade a Lúcio Flávio Pinto

Solidariedade a Lúcio Flávio Pinto

Este é um convite a que você faça uma doação à conta bancária de Lúcio Flávio Pinto, um dos mais valentes jornalistas brasileiros, condenado a pagar 30 mil reais de indenização à família Maiorana, dona do grupo Liberal, afiliado paraense da Rede Globo de Televisão. A história da condenação de Lúcio e todos os links relevantes estão disponíveis nesse post publicado aqui no Biscoito anteontem. O Jornal Pessoal, informativo quinzenal e independente editado por Lúcio, não aceita propaganda e se mantém com a venda em bancas. A condenação é um golpe duro contra esse veículo.

Os dados da conta são:

Lúcio Flávio Pinto
UNIBANCO (banco 409)
Conta: 201.512-0
Agência: 0208
CPF: 610.646.618-15
 
O jornalismo de verdade, aquele que serve à cidadania zelando pelos reais interesses do país, tem em Lúcio Flavio Pinto um representante. Merece nosso apoio. Já fiz minha contribuição. Faça a sua.
 
Mais detalhes em o biscoito fino e a massa
 

15 julho 2009

SECUNIA ALERTA USUÁRIOS DO FIREFOX 3.5 A RESPEITO DA SUA PRIMEIRA FALHA CRÍTICA DE SEGURANÇA

SECUNIA ALERTA USUÁRIOS DO FIREFOX 3.5 A RESPEITO DA SUA PRIMEIRA FALHA CRÍTICA DE SEGURANÇA

15/7/2009

Não precisou nem de 20 dias após o lançamento do Firefox 3.5 para que a sua primeira falha de segurança fosse descoberta. De acordo com um relatório divulgado pela Secunia, a vulnerabilidade afeta o engine de JavaScript do navegador (TraceMonkey) e pode ser explorada sem consentimento algum do usuário.

Bug no Firefox

Um código de exemplo capaz de explorar a falha já está disponível online. Basicamente, ele consiste em causar um erro na forma como lida com certos elementos da página. A partir daí, ele pode ser manipulado de forma a abrir o processo do navegador para execução de código arbitrário, em qualquer sistema operacional suportado por ele.

Por ora, é possível burlar essa falha temporariamente. Basta abrir uma aba/janela vazia no Firefox 3.5 e digitar about:config. Na página que se abre, use o campo de busca para filtrar a visualização na preferência javascript.options.jit.content. Por fim, dê dois cliques na mesma para mudar o seu estado de true para false. Apesar de isso conceder uma proteção temporária, também desativará o acelerador de JavaScript no navegador, fazendo web apps ficarem mais lentos.

Membros da comunidade de desenvolvimento da Mozilla anunciaram estar trabalhando para solucioná-la em um update, que está previsto para ser liberado ainda este mês.
 
 Fonte: MacMagazine

Copiei a notícia do Boa Dica

Smartphone Rachael XPERIA da Sony

por Guilherme Cherman em 4 de julho, 2009 às 3:09 PM

xperia-rachael-android-1

O site dinamarquês Mobil está mostrando fotos em seu site do que eles dizem ser o novo celular Rachael XPERIA da Sony Ericsson.

Segundo o site, o smartphone tem um processador 1GHz Qualcomm Snapdragon, uma câmera de 8 megapixels, roda Android, não parece ter teclado e a tela é de em torno de 3 polegadas.

A primeira resposta da Sony para o iPhone - 3 anos depois.

Como falei ontem, o único jeito de construir uma plataforma de sucesso e com muitos programas como a Apple fez é se todos os fabricantes começarem a usar o Android em seus aparelhos (que é a melhor decisão). Boa jogada.



11 julho 2009

Lula e o Corinthians (de novo): A criminalização de uma paixão

- por Mauro Carrara

Segue em curso o quarto golpe contra o ousado operário Luiz Inácio. Desta vez, a ordem é derrubar um dos pilares de apoio de seu governo. Guardados há tanto tempo, os marimbondos de fogo agora se voltam contra o maranhense Sarney. Somente agora.

E nada se fala do propineiro lutador de jiu-jitsu, do primo do Agaciel ou do Heráclito que, ao contrário do grego, banha-se muitas vezes no mesmo rio da corrupção.

Na versão 2009, os ataques da mídia monopolista são disparados dos mais diversos flancos, o que significa que até as editorias de Esporte são agora convocadas para colaborar no projeto de desconstrução da imagem de Lula.

Procura-se, por exemplo, golpeá-lo num órgão vulnerável, seu coração alvinegro.

Quando menino pobre, o alívio do engraxate pernambucano era acompanhar as vitórias do time do povo pelo radinho de pilha. Já adolescente, passou a cultivar secretamente o sonho de um dia defender o clube dos operários.

A vida passou. Não deu. E Lula teve de contentar-se com o sindicalismo, com a militância partidária e, depois, com a presidência da República. Seus dias festivos, porém, ainda são aqueles que sucedem grandes jogos do Timão, quando pode azucrinar os torcedores adversários.

continue lendo aqui, no ótimo TUDO EM CIMA.

09 julho 2009

O carregador universal chegará primeiro ao velho continente?

A Comissão Européia anunciou que o tão desejado carregador universal chegará ao mercado logo no próximo ano: os maiores fabricantes de celulares, que atuam naquele continente, enviaram um acordo conjunto para que a Comissão possa promover a adoção de carregadores compatíveis com a interface micro-USB, tornando tal interface o padrão de conector para recarregar futuros telefones celulares produzidos e/ou comercializados no continente europeu.


Matéria completa aqui, na Meio Bit

Banda Larga via rede elétrica: Fechadas as regras para a oferta do serviço

:: Luís Osvaldo Grossmann
:: Convergência Digital :: 03/07/2009

Na próxima semana, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começa a analisar o relatório sobre o uso da rede elétrica para a transmissão de dados, ou seja, a possibilidade dos consumidores utilizarem serviços de banda larga de internet pelo sistema elétrico. O regulamento do PLC (Power Line Communications), sigla em inglês para comunicação por linha de energia, está pronto e, a julgar por projetos já em andamento, promete uma mexida no mercado atualmente dominado pelas operadoras de telecom.
Mais na
fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=19449&sid=4


--

08 julho 2009

Um gato preto cruzou meu caminho hoje, no início da caminhada.
No Portão, na entrada da Rua Curupis, um quase atropelamento. Meu.

Ainda bem que sou daqueles que acha que acreditar em superstição dá azar...

Sobre o tempo

Em Curita faz um dia do melhor tipo de inverno: quente.
Quem passar por aqui hoje não saberá como é a cidade.

Omnia

O Omnia chegou pra ficar

07 julho 2009

DENÚNCIA

Mídia esconde motivo da viagem de Lula a Paris

por Eduardo Guimarães, no Cidadania

A imprensa nacional noticiou timidamente a viagem que o presidente Lula ora empreende a Paris. A maioria dos meios de comunicação disse que ele viajaria “a descanso”. O real motivo dessa viagem não gerou manchete ou qualquer outra cobertura nos grandes jornais, nas tevês ou nos portais de internet corporativos.

O leitor e sociólogo Clóvis Campos, de Cabedelo, na Paraíba, sugeriu-me que fizesse um post sobre a razão da viagem do presidente Lula à França e a homenagem que ele está recebendo hoje da ONU naquele país.

Trata-se de premiação inédita para um presidente brasileiro e eleva o conceito do nosso país diante do mundo. Lula será agraciado, mais especificamente, pela Unesco, braço das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

O silêncio da mídia brasileira diante de um acontecimento dessa importância revela como o nível de radicalização na política brasileira já beira o nível de radicalização num país conflagrado e ameaçado pelo golpismo e pela opressão como é Honduras neste momento.

É inconcebível que o presidente brasileiro esteja sendo objeto de homenagem tão importante e os brasileiros sejam privados dos detalhes do evento e da repercussão mundial positiva que gera para este país.

Estamos diante de uma crise política de proporções gravíssimas e que constitui ameaça à ordem constitucional, institucional e política nacional.

Reproduzo, abaixo, matéria da Rádio ONU que noticia evento que ocorre hoje em Paris em homenagem a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil.



Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz

07/07/2009

O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue a pessoas ou a organizações que promovem a paz.

Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, irá homenagear, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luis Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Cote d'Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

Presenças Ilustres

A solenidade aconterá na sede da Unesco e contará com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de estado americano, Henry Kissinger.

O líder interino do júri da Unesco, o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, falou à Rádio ONU sobre o trabalho social de Lula e a busca da paz no Brasil e na América Latina.

"Ele recebeu o prêmio por ser uma pessoa de paz. E por ser uma pessoa que quer o desenvolvimento de seu país e sobretudo assegurar o fim da distância entre os brasileiros ricos e pobres. Ele vem promovendo o equilíbrio social no Brasil, a paz entre as diferentres etnias e tem feito muito pela paz na América Latina" disse.

Agraciados

A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz, Nelson Mandela e o ex-presidente americano, Jimmy Carter.


fonte: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/eduardo-guimaraes-midia-esconde-motivo-da-viagem-de-lula-a-paris/

03 julho 2009

Um Omnia depois e com alguns quilos a menos, lá vamos nós: eu, minha mochila, fones de ouvido a percorrer sempre o trajeto de volta pra casa.
Alguns questionamentos são naturais de certas fases da vida de qualquer ser humano e é interessante como às vezes, muito naturalmente até, não sentimos a necessidade de encontrar respostas.

"A morte nos espera", parece dizer esse trânsito louco de Curitiba.