05 agosto 2009

Venho procurando há algum tempo um leitor de feeds RSS para o celular, já que aquele que vem embarcado no Omnia, apesar de eficiente, é muito "quadrado". Já testei vários e ainda não encontrei um que atenda à todas as minhas necessidades e desejos.
Aí vão algumas impressões:

-YomoMedia Reader: bom, com boa interface e permite um gerenciamento na web via conta que você cria no site do desenvolvedor, onde é possível se fazer backup. Mas estranhamente não permite que se renomeie os fedds e canais de feeds, além de em alguns textos os caracteres acentuados não serem listados corretamente.
-pRSSreader: também com boa interface, fácil configuração, mas não tem Cristo que faça exibi-lo (pelo menos em meu Samsung Omnia) as imagens dos textos recebidos.
-SpbNews 2.0: a interface que mais me agradou até agora, também foi de fácil configuração e a importação opml foi tranquila. Mas, miseravelmente, não permite a criação de pastas para os feeds, sendo que todos eles ficam dispostos em uma lista alfabética e não é possível separá-los por assunto/pasta.
-SplashNews: não consegui configura-lo( não importou opml/xml, não atualizou os canais que traz instalado por default e apontava erro de conexão o tempo todo).
-Egress: achei a interface "quadrada", apesar de ágil. No site dos desenvolvedores consta o recebimento de vários prêmios, em 2004, 2005 e 2006, o que endossa a primeira impressão de visual antigo, preso a velhos conceitos. Mas, pelo que ví por aí, o Egress tem vários usuários e recebe muitos elogios pela funcionabilidade. Mas o detalhe mais frustrante, no meu modo de ver, é que o Egress não nos permite optar pelo local de sua instalação e acaba se alojando no my storage do Omnia, que possui pouco espaço e compromete o funcionamento do celular.
-SmartRssSP: não importou opml nem xml, visual meio "quadrado". Não reconheceu o touch nos links para acessar as pastas com os arquivos a importar. Sem chance.
-iBrowz:" ..has encountered an unexpected error and must exit". Ficou nisso, nem instalou, apesar de ser considerado perfeito para o Omnia. Não sei o que acontece, mas não instalou de jeito maneira.
-Mobipocket:Não importou opml, desistí à primeira vista, parece que a proposta original do aplicativo nem é ser um leitor Rss.
-FeedMe: Confuso, não diz a que veio. Não deixa claro como se importa arquivos opml/xml e nem online buscou os feeds que armazeno, também, online. Esse não me serviu.
-FetchIt: Interface bacana, importa opml fácil e organiza bem os canais de feed. O problema continua sendo a confusão que faz com alguns caracteres, principalmente os acentuados, o que bagunça todo o texto e traz desconforto visual.
-PocketRSS:tinha tudo pra dar certo: interface simples e bela, menús fáceis de achar e manusear, localizou os arquivos opml, deu ok para a importação mas na hora agá... não importou nada! Uma pena, pois de todos os testados até agora, foi o que trouxe mais opções de configuração, pena que não rolou.
-GoNews: quase perfeito, atende a todos os quesitos menos um: quando adicionado um feed em uma categoria, o mesmo não é ordenado e não há opção no programa para ordená-lo, nenhuma opção para ordenamento! Incrível como um programa tão bacana, quase perfeito, contém um erro tão grosseiro!
-Upvise: ágil, visual sóbrio e sem muitas firulas. Mas os menus são complicados de usar e bagunça os caracteres acentuados, além de não baixar as imagens nos textos.
-Viigo:Tem visual muito bonito e bacana, mas não organiza os feeds em categorias, que têm que ser baixados já dentro de categorias pré definidas.

Em nenhum dos aplicativos dei atenção à linguagem, pois entendo que a importância está nos textos que receberei e não na tradução da interface.
Os testes continuam.

0 comentários: