22 fevereiro 2011

Zeitgeist - Moving Forward


   Minha avó era uma pessoa maravilhosa. Ela me ensinou a jogar Banco Imobiliário. Ela entendia que o objetivo do jogo é comprar. Ela acumulava tudo o que podia e sempre acabava dominando o tabuleiro.  E depois ela sempre me dizia a mesma coisa. Ela olhava para mim e dizia:
- Um dia você vai aprender a jogar o jogo.
  Num verão, eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro e então aprendi a jogar o jogo. Compreendi que a única forma de ganhar  é se comprometendo totalmente à aquisição.  Aprendi que o dinheiro e as posses são as formas de continuar pontuando. Ao final daquele verão, tornei-me mais impiedoso que minha avó. Estava pronto para dobrar as regras para ganhar o jogo.
   Naquele outono, me sentei para jogar com ela. Tomei tudo que ela tinha. Eu a observei
entregar seu último dólar e desistir em completa derrota. E então ela tinha algo a mais para me ensinar. Então ela disse:
 - Agora tudo volta para a caixa. Todas aquelas casas e hotéis. Todas as ferrovias e utilidades públicas. Todas as propriedades e todo esse dinheiro maravilhoso. Agora tudo volta para a caixa.
Nada disso era realmente seu. Você se empolgou muito com isso por um tempo. Mas tudo já estava aqui muito antes de você se sentar à mesa e continuará aqui depois de você ir embora -- jogadores vem e vão. Casas e carros... Títulos e roupas... até o seu corpo. Porque o fato é que tudo que eu pego, consumo e guardo voltará para a caixa e irei perder tudo. Então você precisa se perguntar quando finalmente receber a melhor promoção, quando fizer a melhor compra, quando comprar a melhor casa, quando tiver segurança financeira e subido a escada do sucesso até o degrau mais alto que você pode alcançar... E a emoção acabar - e ela vai acabar... - e depois?
Quão longe você precisa seguir nesta estrada até perceber aonde ela leva? Certamente você entende que nunca será o bastante. Portanto, você precisa se perguntar:
O que importa?

Texto do início do filme/documentário Zeitgeist - Moving Forward

0 comentários: